Sobre

OS AZULEJOS DO PORTO É UM PROJECTO SEM FINS LUCRATIVOS PARA CATALOGAR E PRESERVAR TODOS OS AZULEJOS DE FACHADA DO PORTO.

Foi criada em Junho de 2016 pelo Alba Plaza e Marisa Ferreira como forma de preservar este importante património e torná-lo conhecido em todo o mundo. Considerando o vasto número de diferentes azulejos existentes, é um projecto em constante crescimento.

Todas as fotografias são tiradas com uma câmara fotográfica em HD e editadas digitalmente para atingir as cores mais próximas da realidade.

O projecto inclui também um importante trabalho de investigação sobre estes azulejos, as fábricas que os produziram, as técnicas, influências, etc.

Desde meados do século XIX os portugueses começaram a cobrir os seus edifícios com azulejos, tornando-se desde então o país do mundo que tem mais exemplos desta arte.

A importância deste projecto reside no seu trabalho de preservação. Só a partir de 2017 é que estes azulejos centenários estão protegidos e no entanto são muitos os que estão a ser destruídos devido à remodelação da cidade.

Gazete Azulejos

Para apoiar este catálogo e mantê-lo activo em Fevereiro de 2018 criámos o projecto paralelo Gazete Azulejos, um atelier de pintura e pesquisa de azulejos.

Nele pintamos azulejos usando técnicas tradicionais, fazemos réplicas para edifícios que necessitam de algumas peças em falta e promovemos este património dando aulas de pintura de azulejos para ensinar técnicas tradicionais e a sua história.

Apoia o projecto

Se quiser apoiar o projecto, pode fazê-lo através da nossa página de donativos.

Pode também participar no projecto enviando-nos fotografias de azulejos que ainda não tenham sido catalogados através deste formulário.

Direitos de autor

Todas as imagens que aparecem nos seguintes endereços (https://azulejosporto.pt, https://www.facebook.com/azulejosporto, https://www.instagram.com/azulejosporto) salvo indicação em contrário, são propriedade exclusiva de Alba Plaza & Marisa Ferreira e estão protegidas pelas leis portuguesas e internacionais de direitos de autor.

A duplicação, processamento, distribuição, manipulação ou qualquer forma de comercialização de tal material requer o consentimento prévio por escrito dos autores.

Estas leis de direitos de autor impõem sanções substanciais por infracção, e os infractores serão processados em toda a extensão da lei.

Para informações sobre direitos de reprodução e taxas, para qualquer uma das imagens contidas neste site, por favor contacte os administradores da página através do seguinte endereço electrónico: azulejosporto@gmail.com.

Colaborações

Estamos também a colaborar com Az – Rede de Investigação em Azulejo (Azulejo Research Network)  um grupo de investigação da ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito do projecto Catalogação de padrões portugueses de azulejos.