O PROJECTO

‘Os Azulejos do Porto’ é um arquivo digital público em construção que reúne variados azulejos que cobrem as fachadas de alguns edifícios da cidade do Porto.

O projecto Os Azulejos do Porto, criado em Junho de 2016, tem como principal objectivo conservar este património e preservar da sua deterioração e consequente desaparecimento.

Destaca a decoração e revestimento de fachadas com azulejos, um recurso utilizado em Portugal desde o séc. XV que é uma parte muito importante do seu património artístico. Concretamente no Porto estima-se que existem mais de 1.000 desenhos diferentes. Embora este projecto ainda esteja longe de conseguir com que estes sejam todos catalogados, estamos a realizar um trabalho constante que pouco a pouco vai aumentando de volume de arquivo.

Todas as fotografias são tiradas com alta resolução e são retocadas digitalmente, para que o resultado seja o mais fiel possível ao azulejo original. Isto permite apreciar com detalhe os desenhos de cada peça. Com cada uma delas criamos um painel de azulejos 4×4 ou 8×8 para poder visualizar o padrão que formam ao serem colocados sobre as fachadas.

Este projecto também inclui um trabalho de investigação sobre cada azulejo. A nossa intenção é averiguar o máximo de informação possível sobre cada desenho, como o autor da mesma, a fábrica em que foi feito e a data aproximada.

Embora sejamos conscientes da dificuldade, é um trabalho que fazemos com paixão e vamos completando recorrendo ao conhecimento de investigadores da área, bibliografia sobre azularia portuguesa, teses relacionadas e diversas fontes online. De forma a ampliar este projecto, aceitamos colaborações pertinentes que nos permitam completar o arquivo. Se tens informação sobre algum azulejo e queres partilhar connosco, contacta-nos via email, para o endereço azulejosporto@gmail.com.

Estão todos convidados para consultar o nosso arquivo. Esperamos que vos agrade.

A equipa de Os Azulejos do Porto

 

Alba Plazadesigner gráfica.

Marisa Ferreira, produtora cultural.

Colaborações

Colaboramos com Az – Rede de Investigação em Azulejo, um grupo de investigação da ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o projecto Catalogação de padrões da azulejaria portuguesa.